A Semana Santa é a semana maior da vida cristã pois meditamos nos momentos mais difíceis e salvíficos de Jesus Cristo. Esta semana deve ser vivida por todos os cristãos com uma vida ativa e diretamente participativa tanto nas celebrações litúrgicas como nas restantes celebrações pascais. Assim já está realizado tanto o programa da semana santa como da visita pascal. Desde já prepare-se para não deixar de lado estes momentos da sua vida e comprometa-se a participar em todos os que lhe forem possíveis. Para todos a continuação de uma quaresma de conversão e de esperança neste ano Jubilar.
Na Paróquia de Barosa vão se realizar três via-sacras de Rua nesta quaresma. Uma no lugar de Picheleiro, sexta-feira, dia 4 de Abril com início junto das instalações do clube local às 21:00h; outra no Lugar da Barosa na sexta-feira dia 11 de abril, com início junto ao Cemitério às 21:00h seguindo para a Igreja. Na Sexta-feira Santa, 19:30h (início da Rua de Ferreira com organização da catequese). Todas as pessoas são convidadas a participar nestas via-sacras pois são momentos fortes de meditação e oração dos momentos mais dolorosos e salvíficos de Jesus Cristo.
A paróquia da Barosa peregrina ao santuário de Fátima com a Diocese. Em duas modalidades. Uma a pé, outra em veículos próprios de cada participante. Em Fátima cada um se integra no programa oficial da peregrinação que é o seguinte: dia 5 de Abril, sábado. 14:00h - Acolhimento e recitação do rosário na Capelinha das Aparições; 15:15h - Festa da Esperança no Centro Pastoral Paulo VI e 16:45h - Celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.
O convite para os que quiserem ir a pé é juntarem-se às 8:00h junta da Igreja Paroquial para iniciar em conjunto e em verdadeiro espírito de peregrinação a caminhada para o Santuário de Fátima. Se estás em boa condição física, prepara-te, traz calçado apropriado, lanche e/ou almoço volante, reza e participa nesta Peregrinação.
Dia 16 de Abril realiza-se os 25 anos da inauguração da atual Igreja Paroquial de Azoia. É uma data que não pode ficar esquecida pela grandeza da obra realizada e pelo impacto que teve e continua a ter na vida de todos os habitantes desta freguesia e paróquia da Barosa. Desde já todos estão convidados a participar neste jubileu de prata.
No domingo, dia 16 de março, realizou-se na igreja da Barosa a Festa de Esperança das crianças do 5.º ano de catequese. Com a ajuda do seu catequista, Elysiário Santos, partilharam com a comunidade a história da salvação do povo de Israel, numa aliança de amor e cuidado de Deus com Abraão, Jesus e com a Igreja.
Sendo a Esperança a mensagem central do Jubileu 2025, que este ano seja para todos nós um momento de encontro pessoal com Jesus, "porta" da salvação e nossa esperança.
No final, colocaram no espaço da campanha da Quaresma a mochila com o seu compromisso pessoal e familiar para preparar a chegada de Jesus ressuscitado.
No sábado, dia 11 de janeiro, realizou-se a festa de Natal/Reis da catequese da paróquia da Barosa. Os vários anos de catequese apresentaram teatro de sombras, cânticos, poemas, entre outras atuações que espalharam o espírito natalício entre os presentes.
Destacamos a apresentação do grupo do 6.º ano de catequese, com a sua catequista Manuela Alves, que quis partilhar com a comunidade o seu projeto de Natal, através do qual expressaram e transmitiram a sua fé. Segundo eles, é uma fé que os ensina a não serem indiferentes e materialistas.
Visitaram os idosos da Associação Humanitária da Barosa no dia 23 de dezembro. Leram poemas, cantaram e ofereceram um jogo aos idosos – “O boneco de neve basquetebolista” –, com bolas de trapos e meias feitos por eles. Mas, sobretudo, ofereceram o seu tempo e carinho, o que lhes deixou um sentimento de comunhão, alegria e felicidade.